Página Inicial > Notícias > Crianças visitam mostra de cinema no Campus Santa Inês

Crianças visitam mostra de cinema no Campus Santa Inês

Uma das ações da mostra itinerante do Festival Guarnicê de Cinema no Campus Santa Inês é a mostra Guarnicezinho, voltada ao público infantil.
  • publicado 27/09/2018 14h58
  • última modificação 27/09/2018 15h05
Criança observa e toca projetor de cinema antigo em exposição no auditório.

Mais de 100 crianças de três escolas municipais de Santa Inês visitaram a mostra itinerante do festival nesta quinta-feira (27)

A mostra itinerante do Festival Guarnicê de Cinema no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês foi movimentada pela animação de uma plateia mirim na manhã desta quinta-feira (27). Mais de 100 alunos com idades entre 4 e 12 anos de escolas da rede municipal de ensino foram os convidados especiais da primeira sessão da Mostra Guarnicezinho, compostas por curtas-metragens selecionados para o público infantil. Os filmes serão exibidos novamente na programação desta sexta-feira (28), a partir das 9h.

Muitas das crianças demonstraram o encantamento característico de quem vai ao cinema pela primeira vez, dentre elas Guilherme Alves, 10 anos, aluno da Escola de Tempo Integral Professor Pedro Filho. Ele contou que o seu filme preferido da mostra foi a animação maranhense “Joca e a Estrela”, de Beto Nicácio. “Eu gostei muito mesmo e vou convidar minha família para vir de novo para o festival”, comenta.

A diretora da Pré-Escola Municipal Marcelina Nóia, Jaqueline Portela, diz que aceitou o convite do IFMA Campus Santa Inês com muita alegria. “Como são crianças muito carentes, muitas vezes o trajeto que eles fazem é só da escola para casa. Então essa iniciativa ajuda a ampliar a visão de mundo deles”, avalia.

Sobre o evento

A Mostra Itinerante do Festival Guarnicê de Cinema é realizada pela primeira vez em Santa Inês como fruto de uma parceria entre o IFMA e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em São Luís, o festival chegou este ano à sua 41ª edição, consolidando-se como o quarto mais antigo do Brasil. A Mostra Guarnicezinho já é tradicionalmente parte da programação do evento, sempre com a participação de crianças das escolas públicas da capital.

Segundo a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, Fernanda Pinheiro, mais de 3 mil estudantes assistiram à mostra no Festival Guarnicê deste ano. “A seleção de filmes para o público infantil passa pela avaliação dos curadores do festival, além de representantes das secretarias estadual e municipal de Educação, que escolhem as obras de acordo com as faixas etárias do público-alvo”, pontua.

Já o diretor-geral do IFMA Campus Santa Inês, professor Aristóteles Lacerda, destacou que a unidade já realizou ações sociais voltadas para vacinação e cuidados da saúde desse público, mas que é a primeira vez que as atividades têm o aspecto cultural. “A mostra oportuniza o acesso à arte e a aproximação da instituição com a sociedade”, comenta.

Confira a programação: