Página Inicial > Notícias > Egresso do IFMA é aprovado no Mestrado em Física da UFMA

Egresso do IFMA é aprovado no Mestrado em Física da UFMA

As aulas iniciam-se no segundo semestre de 2018 e serão em regime integral.
  • publicado 04/07/2018 16h57
  • última modificação 04/07/2018 16h57

O egresso do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, Welington Sousa de Oliveira, foi aprovado no Mestrado em Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O licenciado em Física realizou a prova no Campus Santa Inês, visto que a instituição é credenciada a realizar o Exame Unificado. Tal credenciamento favorece a participação dos alunos. As aulas do mestrado iniciam-se no segundo semestre de 2018 e serão em regime integral.

“Eu sempre fui fascinado por ciências exatas, no ensino médio tinha vontade de fazer matemática ou alguma engenharia. Em 2012, fui aprovado no curso técnico em eletroeletrônica subsequente pelo IFMA Campus Santa Inês. A princípio, meus pais tinham um certo receio em me deixar ir embora para outra cidade, principalmente pela nossa situação financeira, pela distância e também por não termos nenhum parente na cidade, mas eu acabei me mudando na cara e na coragem para viver de aluguel. No primeiro semestre do curso técnico tive um contato intenso com a física e acabei criando uma paixão por essa disciplina. Fiz o ENEM e coloquei a minha nota para Física, na mesma Instituição. O curso foi extremamente difícil, mas eu nunca desisti. Passei noites e noites em claro estudando com os meus amigos e colegas de turma, o que ocasionou eu nunca ter reprovado em nenhuma disciplina e concluir a graduação em 2017.2. Com o tempo, fui criando um desejo imenso em fazer mestrado. Recebi muitos incentivos e com a ajuda dos meus professores, na pessoa do meu coordenador, Kleber Anderson, consegui ser aprovado no Programa de Pós-Graduação em Física da UFMA. Estou muito feliz, pois era um sonho ser aprovado”, comenta o ex-aluno.

O coordenador  do curso de Física, professor Kleber Anderson, relata que “meu primeiro contato com o aluno Welington se deu na disciplina Física Estatística, ministrada no segundo sementre de 2016. Na ocasião, percebi o quanto ele era esforçado e dedicado ao estudo. Nesse sentido, incentivei-o a fazer o Exame Unificado de Fisica em 2017 e o mesmo obteve uma boa pontuação. Conversamos e falei com ele a respeito da pós graduação em Física da UFMA, onde fiz meu mestrado e doutorado. Ele fez a seleção e foi aprovado. Fiquei muito feliz, pois conhecendo a realidade dele e as dificuldades que os cursos de graduação do interior do estado enfrentam, eu posso dizer que Welington é um vencedor”, concluiu.

Assunto(s): IFMA , mestrado em física , UFMA