Página Inicial > Notícias > Estudantes de Logística visitam a empresa Vale

Estudantes de Logística visitam a empresa Vale

A visita, organizada pelo coordenador do curso de Logística Cláudio Silva, foi realizada pelos alunos do 3º ano do Curso Técnico, no dia 21 de junho, na cidade de Parauapebas (PA).
  • Com informações do Campus
  • publicado 03/07/2018 14h25
  • última modificação 04/07/2018 11h09

O objetivo da visita foi possibilitar a aproximação dos alunos das operações logísticas e de administração de uma grande organização.

Os estudantes do Curso Técnico em Logística do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizaram, no último dia 21 de junho, uma visita técnica à mineradora Vale, na cidade de Parauapebas (PA). A visita foi organizada pelo coordenador do Curso de Logística do Campus, Cláudio Silva. O objetivo foi de possibilitar a aproximação dos alunos das operações logísticas e de administração de uma organização por meio de atividades práticas. A visita foi guiada pela colaboradora de comunicação da Vale, Lucélia Santos.

Durante a visita os estudantes puderam conhecer a Floresta Nacional de Carajás. Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional da empresa contando toda a sua história, desde a descoberta do minério até os dias atuais. Posteriormente, houve a visita ao Centro de Controle das Operações, núcleo onde são gerenciadas todas as informações das atividades da empresa. Na ocasião os estudantes também puderam conhecer a N4E – uma grande mina a céu aberto. “Nela pudemos presenciar, por meio de um mirante, a movimentação do minério sendo realizada pelos veículos chamados de caminhão fora de estrada, capazes de carregar até 200 toneladas de minério, a uma velocidade de 40 km/h”, contou Cláudio Silva.

Houve, também, a visita à Central de Materiais Descartados (CMD). Neste setor todos os materiais e resíduos gerados pela empresa são separados para serem reutilizados como matérias-primas secundárias ou descartados de forma adequada. Na etapa final da visita, os estudantes e os professores puderam conhecer o Cine Teatro e o Parque Zoobotânico da Vale.

“O nosso mais sincero agradecimento à empresa Vale, por essa intensa parceria e por receber com todo o cuidado e profissionalismo os nossos alunos. Agradecemos, também, ao nosso diretor do Campus, Aristóteles Lacerda, e a sua equipe pelo apoio dado para a realização da nossa visita”, disse o coordenador do Curso de Logística, Cláudio Silva.

A visita foi acompanhada também pelos professores Cláudio Figueiredo (coordenador do curso de Administração), Ângela Mouzinho (Química e coordenadora do Curso Técnico de Administração – modalidade EJA), pelo técnico administrativo Rhonnielle de Lima e o enfermeiro Paulo Feitosa.