Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Clube de cinema promove sessão de filme e debate
Início do conteúdo da página Notícias

Clube de cinema promove sessão de filme e debate

Na última quarta-feira (dia 2), o Cineclube Lamparina deu início à programação de 2018, com a exibição de obra-prima italiana
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 04/05/2018 11h34
  • última modificação 04/05/2018 11h34

Equipe do Cineclube Lamparina com professores da Escola Estadual Poeta Antônio José

O Cineclube Lamparina, espaço voltado para a reflexão e discussão interdisciplinar a partir da exibição fílmica no campus do IFMA em Santa Inês, iniciou em 2 de maio (quarta-feira) a sua programação para 2018. A sessão de estreia teve a exibição do filme Cinema Paradiso (1998), produção italiana escrita e dirigida por Giuseppe Tornatore, seguindo-se debate conduzido pelos membros do clube de cinema, e que já atuaram no projeto de extensão desde a inauguração, no ano passado.

Segundo os organizadores, a escolha do filme de estreia teve o objetivo de homenagear a sétima arte, já que Cinema Paradiso conta as vivências e lembranças de Toto (interpretado pelos atores Salvatore Cascio, Marco Leonardi e Jacques Perrin, em diferentes fases da vida do personagem), envolvido desde a infância com o cinema da pequena cidade, a partir da amizade com o projecionista Alfredo (Philippe Noiret).

Ao promover sessões de filmes e debate durante o ano, o Cineclube Lamparina busca integrar o Instituto e o público externo, democratizando uma cultura cinematográfica. As atividades propõem articular educação, arte e cidadania para envolver a comunidade local e alunos dos cursos técnicos do Campus Santa Inês. As sessões fundamentam-se na tríade exibição, palestra e debate, norteando-se pelo tema do filme escolhido. Após a apresentação, um especialista convidado ministra uma curta palestra sobre as questões levantadas na produção, seguida pelo debate entre os participantes.

Em suas ações de 2017, o Cineclube Lamparina estreitou o diálogo com professores da rede pública de ensino, que foram convidados a participar das sessões juntamente com suas turmas. O projeto de extensão buscou o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de articulação conceitual de temas que fazem parte do universo cotidiano dos alunos do ensino médio, aprofundando e aperfeiçoando práticas que estimulam a crítica e a interpretação da linguagem audiovisual. Nas sessões, discutiram-se temas como a depressão na adolescência, ética, gênero e sexualidade, e tecnologia.

Cineclube Lamparina (sessões temáticas da edição 2017)

Fim do conteúdo da página