Página Inicial > Notícias > Campus recebe alunos dos cursos superiores e Proeja 2018

Campus recebe alunos dos cursos superiores e Proeja 2018

Na ocasião, veteranos falaram de suas experiências, estimulando os novatos a não desistirem e persistirem nos seus sonhos.
  • publicado 13/03/2018 12h16
  • última modificação 14/03/2018 09h15

Professores falam sobre a oportunidade de continuar a escolarização

Diversas apresentações marcaram a acolhida dos novos alunos do Instituto Federal do Maranhão – Campus Santa Inês – aprovados para os cursos superiores e para o Técnico em Administração (Proeja 2018) que é o Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade Jovens e Adultos. O momento contou com exibições da banda de músicos dos servidores, de membros dos departamentos de Ensino, que apresentaram o Manual do Aluno, e de representantes dos departamentos de Extensão e Relações Institucionais e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, os quais mostraram as propostas de funcionamento no campus e as normas da Biblioteca. A programação completa aconteceu entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2018.

Na ocasião foi apresentado o curso de Licenciatura em Física, coordenado pelo professor Kleber Anderson Teixeira, e a coordenação do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, oportunidade para os professores e alunos veteranos discorrerem suas experiências de estágio, informando que curso passa por avaliação de renovação de reconhecimento, conforme normas do Ministério da Educação.

De acordo com a coordenação do Proeja, as matrículas superaram as expectativas, significando que, cada vez mais, o campus forma profissionais capacitados, que serão inseridos no mercado de trabalho da região e direcionados para a vida acadêmica. “É uma oportunidade de continuidade da escolarização”, disse Ângela Santos, ressaltando a natureza do curso e suas implicações na formação integrada e humana dos alunos.

A aluna Leudiane dos Santos Almeida, da Turma Proeja 2015 e que passou para o curso de Letras, na Universidade Estadual do Maranhão – Campus Santa Inês – pontuou que não é fácil trabalhar e estudar a noite, mas a perseverança, a amizade entre os colegas e a força dos professores não a fizeram desistir. “Ainda não acredito que agora sou uma universitária”. Eden Wallace Castro, cursa a terceira série da turma Proeja 2016, ele falou de sua experiência como estudante, estimulando os outros alunos a não desistirem e serem persistentes nos seus sonhos. Atualmente faz parte do Programa de Estágio do Banco do Brasil, onde teve a oportunidade de ingressar por meio do IFMA.

Para que os alunos tivessem mais motivação e responsabilidade no âmbito escolar, a psicóloga Kênia Barros fez dinâmicas e a assistente social, Djelma Vasconcelos, explicou sobre a ajuda de custo que os docentes recebem do Instituto, mantido pelo Governo Federal. Comentou ainda sobre os demais auxílios que podem ajuda-los no transporte e compras de material escolar. A pedagoga Eunice Castro tratou do modelo pedagógico que o Instituto propõe, o ensino modular, avaliação e o currículo do curso.

No momento do acolhimento, alunos se pronunciaram e colocaram suas expectativas de estarem fazendo parte do IFMA, suas motivações em voltar para a escola, depois de muitos anos afastados da sala de aula, sem esquecer o conhecimento que irão adquirir ao longo dos próximos anos, nessa nova etapa de suas vidas. Ao finalizar as apresentações, Ângela Santos parabenizou os alunos pelo ingresso e por serem protagonistas dessa história, desejando que as dificuldades que irão aparecer nos próximos três anos não os desestimulem.

As apresentações do curso Bacharelado em Administração, coordenado por Claudio Sousa Figueredo, encerraram a programação. Participaram ainda das atividades, os professores Roberto Frota, Simone Maidel, Airton Sousa, Alcione Lino e Gerson Lobato.