Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Curso de Construção de Edifícios recebe nota 4 na avaliação do MEC

Curso de Construção de Edifícios recebe nota 4 na avaliação do MEC

Escala de notas vai até 5. Processo de avaliação ocorreu nos dias 19 e 20 de fevereiro. Primeira turma do curso ingressou em 2010.
  • publicado 09/03/2018 14h33
  • última modificação 12/03/2018 13h43

Alunos e servidores do campus comemoram a boa nota recebida na avaliação do MEC.

O Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês recebeu conceito 4 na avaliação de renovação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A escala de notas vai até 5. O processo de avaliação ocorreu nos dias 19 e 20 de fevereiro, quando o campus recebeu a equipe de avaliadores do MEC.

Relatório de avaliação (Protocolo nº 201617006)

O procedimento avaliativo envolveu reuniões da equipe do MEC com a Direção Geral, Diretoria de Desenvolvimento Educacional e Coordenação do Curso, além de professores, incluindo o NDE (Núcleo Docente Estruturante), representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e alunos. Foram feitas visitas às instalações como salas de aula, laboratórios, biblioteca, sala da coordenação e ambientes coletivos, observando-se também o quesito acessibilidade que o campus oferece. Os avaliadores foram indicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep).

Professores e alunos do curso comentaram sobre o conceito recebido do MEC. O coordenador do curso, professor Jefferson Heitor de Oliveira Rocha, afirmou que o curso de Construção de Edifícios é uma iniciativa pioneira do IFMA e um marco na região de Santa Inês. “A aprovação nos faz refletir que tudo o que fizemos, professores, técnicos e alunos, em prol do curso de TCE valeu a pena. Além de alunos de Santa Inês e municípios vizinhos, atendemos também alunos de outros estados. Temos alunos que ingressaram direto no mercado de trabalho, alunos aprovados em concurso público exercendo plenamente sua profissão, outros que tiveram a oportunidade de fazer intercâmbio em países como a Coréia do Sul, Canadá e Espanha, e também aqueles que migraram para a docência, inclusive no IFMA. Há muito trabalho a ser feito ainda, procurando sempre melhorias para nossos alunos e instituição, com a certeza de que estamos no caminho certo para ofertar um curso de qualidade para sociedade”, destacou o coordenador.

Para a aluna Maria Sthefanny, do 3º período, a nota veio dar maior visibilidade ao curso. “E assim nos ajudar no caminho para o mercado de trabalho, visto que o IFMA é uma instituição de renome em nossa região e a nota 4 só veio engrandecer nosso curso e nos encher de orgulho”, disse.

A primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do IFMA Campus Santa Inês ingressou em 2010. O campus oferece anualmente 40 vagas para o curso na modalidade presencial, com periodicidade semestral, no turno noturno. O tempo mínimo de integralização é de três anos e meio, e máximo de cinco anos. O ingresso no curso se dá através do Enem.

A avaliação do MEC aponta a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação do país. A equipe de avaliadores analisa aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão, corpo docente e as instalações físicas. Cursos com conceito 3 são aqueles que atendem satisfatoriamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Já os cursos com conceito 5 são de alto nível e considerados modelos de referência.

Vale salientar que o IFMA-Campus Santa Inês já teve a renovação do reconhecimento do Curso de Administração no ano de 2017, e ela se deu de forma automática. O conceito dado foi 3 (Portaria do MEC nº 271, publicada no DOU, de 3 de abril de 2017).