Página Inicial > Notícias > Realizada aula inaugural dos cursos técnicos do campus

Realizada aula inaugural dos cursos técnicos do campus

Recepção dos novos alunos aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro.
  • publicado 08/03/2018 15h31
  • última modificação 08/03/2018 15h31

Nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro foram iniciadas as atividades do primeiro semestre do ano letivo 2018 do Instituto Federal do Maranhão Campus Santa Inês. A recepção dos novos alunos (turmas 2018) aconteceu no auditório do campus. No primeiro dia, os calouros foram recebidos por alunos dos cursos de Eletromecânica 2017 com músicas e poesia, seguido das boas vindas do diretor-geral, professor Aristóteles Lacerda e coordenadores de cursos, que discorreram sobre as características dos cursos e disciplinas ministradas. Os servidores e setores do campus foram apresentados aos novos discentes.

Em seguida, Marcos Alexandre (coordenador da Coordenadoria da CPGP do campus) falou sobre a questão de preservação do patrimônio; e o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) também foi apresentado aos calouros. Ele falou da sua atuação junto aos alunos surdos e/ou com necessidades específicas.

No segundo dia, foram apresentados aos alunos os servidores e os respectivos setores em que atuam. O diretor do Departamento de Desenvolvimento de Ensino, Francisco Pessoa Júnior, a chefe do Departamento de Ensino, Ana Karine Miranda, a coordenadora de Assuntos Estudantis, Kathycya Batista, o Núcleo de Estudos Afro-brasilieiros e Indígenas (NEABI), bem como servidores da DAP, gabinete da direção, departamento médico, biblioteca entre outros.

No terceiro dia foi feita uma acolhida com música pelos alunos dos cursos de 2017 e 2016. A psicóloga Kênia Almeida apresentou uma palestra sobre Bullying, além de abordar também o assunto sobre inclusão. A coordenadoria de Assuntos Estudantis, Djelma Vasconcelos, destacou os auxílios e benefícios oferecidos pelo campus, apresentando o edital para que os calouros ficassem ciente do número de vagas. Ao final, foi aplicado pela CAE um questionário sobre drogas.

A aula inaugural foi repleta de entusiasmo para esse ano letivo que se inicia por parte dos alunos. O aluno Joel Junior, do curso técnico em Eletromecânica, oriunda de uma comunidade chamada Cordeiro, povoado de Pio XII do Maranhão, relata que “o IFMA sempre foi minha inspiração, sempre quis saber como era, como estudavam, sempre sonhava em poder estar aqui. Tive apoio total da minha família, agradeço a meu irmão pela escolha do curso e por todos os outros motivos. Fiz a prova (seletivo) aqui no campus e hoje estou feliz e agradecido à Deus por tudo que o Instituto Federal do Maranhão tem a me oferecer. Me sinto honrado em poder dizer que sou aluno dessa instituição, eu nasci para estar aqui. Adorei a aula inaugural, desde a acolhida com as músicas até conhecer alguns professores e profissionais. Fico imaginando como foi boa toda essa experiência e luta pra chegar até aqui”, contou.

O encerramento foi conduzido pelo Capitão James Oliveira, do 2ª Cia. da Polícia Militar de Santa Inês, que ministrou uma palestra sobre drogas e suas consequências.