Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Notícias > Realizados encontro pedagógico e formaturas no campus
Início do conteúdo da página Notícias

Realizados encontro pedagógico e formaturas no campus

Eventos marcaram o início do ano letivo 2018 no Campus Santa Inês.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 07/03/2018 19h03
  • última modificação 07/03/2018 19h06

Nos dias 01 e 02de fevereiro foi realizado o Encontro Pedagógico do Campus Santa Inês,  que envolveu os servidores técnico-administrativos, professores e direção da escola, através das chefias do Departamento de Ensino e do Departamento de Pesquisa e Extensão.

As atividades foram iniciadas com uma apresentação musical promovida por servidores do campus. Em seguida, o diretor-geral, professor Aristóteles Lacerda, abriu o encontro dando boas vindas aos presentes e agradecendo pelo esforço coletivo. “Iniciamos um novo ano cheio de esperança e motivação”, disse.  No decorrer da manhã, deu-se prosseguimento às atividades com apresentações do ensino, pesquisa e extensão, com discussões para melhor o ajustamento dos trabalhos que virão durante o ano letivo, bem como os relatórios das atividades do segundo semestre de 2017 e o plano de atividades para 2018, além das contribuições da Diretoria de Administração e Planejamento do campus.

Houve ainda uma preocupação da direção do campus coma  qualidade de vida do servidor. Nesse sentido, houve uma palestra com o fisioterapeuta João Ricardo, especialista em Eletro-Acupuntura, Quiropraxia e Fisioterapia especializada, além de parceiro do campus, que ministrou palestra sobre “Doenças Osteomioarticulares relacionadas ao Trabalho”, momento em que os servidores ficaram atentos e tiraram dúvidas a respeito do ambiente de trabalho e da rotina que os cercam.

Segundo dia do Encontro Pedagógico

O segundo dia de Encontro Pedagógico iniciou-se com apresentação musical dos servidores e, durante toda a manhã, o Departamento de Ensino abriu espaço para ouvir os professores: críticas, sugestões, anseios, angústias, bem como a apresentação dos fluxogramas, faltas e horários, dentre outros assuntos do Departamento. A tarde, iniciou-se com a apresentação do Departamento de Extensão e Relações Institucionais, demonstrando as atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2017, bem como a divulgação do edital da PROEXT 2018, os estágios para alunos e os convênios firmados para servidores, alunos e colaboradores (terceirizados) do campus. No restante da tarde foi apresentado um minicurso com o tradutor intérprete de Libras, o servidor Daniel Rodrigues Ribeiro,com uma grande participação de servidores atentos às instruções ali explanadas.

A professora Simone Maidel, destacou que “de fato, podemos dizer que o ano letivo dentro da instituição escolar só começa quando temos o Encontro Pedagógico… marcado por um momento de encontro, de escuta, de informações e de planejamento. E é assim que se iniciam as mudanças. Conhecer os dados referentes ao nosso campus, as ações desenvolvidas, o orçamento disponível, o planejamento de ações, as necessidades, são fundamentais para uma participação ativa e colaborativa de todos rumo ao IFMA que queremos. Para além disso, descobrimos os talentos artísticos de nossos colegas, que nos brindaram com apresentações musicais no início dos trabalhos, recebemos informações acerca de doenças osteomioarticulares do fisioterapeuta convidado e tivemos um minicurso de Libras, que oportunizou reflexão acerca da inclusão, esclarecimentos acerca do papel do intérprete de Libras na escola, além da aproximação teórica e vivencial com esta língua. Realmente, foi muito interessante. Que venham os próximos e bom início letivo a todos”, desejou.

Formatura dos alunos dos cursos técnico em Eletromecânica, Eletroeletrônica e Edificações

Na noite do dia 01, aconteceu a solenidade de formatura dos cursos técnicos do Campus Santa Inês, no Espaço Nobre. Os cursos foram Eletromecânica, Eletroeletrônica e Edificações. Os padrinhos da turma foram o professor Pedro Batalha, pelo curso de Eletromecânica 2015, Genilton Marques, pelo curso de Eletroeletrônica 2015 e professora Eva Dayna pelo curso de Edificações 2015. estiveram presentes os coordenadores de cursos Ádamo Henrique Oliveira, pelos cursos de Eletromecânica e Eletroeletrônica e Pablo Virgolino, coordenador do curso de Edificações. Os professores Ádamo e Genilton receberam homenagens da turma de Eletroeletrônica e Eletromecânica. A aluna Helaine Santos, do curso de Mecânica, fez o juramento pelos alunos dos cursos.

Na mesa de abertura, estiveram presentes o coordenador do curso técnico em Edificações, professor Pablo Virgolino, o diretor de desenvolvimento educacional, professor Francisco Pessoa Junior, o diretor-geral do campus, Aristóteles de Almeida Lacerda Neto, a chefe do Departamento de Ensino, professora Ana Karine Miranda e o coordenador dos cursos de Eletroeletrônica e Eletromecânica, professor Ádamo Henrique Oliveira.

“Participar desta formatura foi muito gratificante. Tanto pela beleza do evento quanto pelos formandos ali presentes. Foram turmas que eu acompanhei nos últimos dois anos como professor e como coordenador. Fiquei bastante orgulhoso de ter fechado este ciclo com as turmas de Eletroeletrônica e Eletromecânica. Eu os conheci como alunos do campus Santa Inês e agora os vejo como técnicos formados pelo IFMA. Ainda tive a honra de ser homenageado pela Eletroeletrônica 2015, o que abrilhantou ainda mais o evento para mim”, enfatizou o homenageado e coordenador dos cursos de Eletromecânica e Eletroeletrônica, professor Àdamo Henrique.

A aluna Helayne Sousa Santos, do curso de Eletromecânica, enfatizou que “durante 3 anos, eu sonhei com esse momento. E estar aqui agora com as pessoas que eu passei quase noventa por cento do meu ensino médio é prazeroso. Não só porque eu tive mais uma de uma sequência de conquistas que o IFMA me proporcionou, mas também porque ele me proporcionou diversidade, juventude, intelecto, amigos e, principalmente família. Mais uma etapa concluída, mais um momento feliz”, destacou.

Formatura dos alunos do PROEJA

A colação de grau da turma de 2015 do PROEJA aconteceu no dia 02, no auditório do Campus Santa Inês. O padrinho da turma foi o professor de Biologia, Vagner de Jesus Carneiro Bastos. A mesa foi composta pelo diretor-geral do Campus, o professor Aristóteles Lacerda; o diretor de desenvolvimento educacional, professor Francisco Pessoa Junior, a chefe do Departamento de Ensino, professora Ana Karine Miranda e a coordenadora do curso técnico em Administração – PROEJA, a professora Angela Maria Mouzinho.

Um dos depoimentos mais marcantes foi da coordenadora da professora Angela Mouzinho. “Sabemos que essa luta é difícil e que temos que ter em mente essa perseverança na vida, nunca deixar nada que nos magoe nos faça desistir, sempre vencer os obstáculos, assim vocês irão conseguir tudo que quiserem. A partir de agora irão conhecer o mercado de trabalho, o mercado acadêmico, continuar estudando e serem bons profissinais, como minha mãe sempre me disse, que pra eu estudar e ser alguém na vida, infelizmente ela não está mais aqui pra ver isso, que foi o que eu fiz e hoje tô aqui desejando sucesso para vocês”, contou muito emocionada ao final do discurso e deixando todos emocionados.

A formanda Leudiane dos Santos Almeida destacou que “o curso PROEJA foi muito importante na minha vida, pois passei muito tempo sem estudar, voltei e me possibilitou arrumar um emprego depois que entrei no IFMA, aprendi muito no decorrer do curso, tanto com os colegas e professores que me ensinavam a viver. Graças a Deus e com muito esforço dos professores, eu consegui passar no vestibular da UEMA, para o Curso Superior em Letras, sendo mais um degrau para subir dos muitos que virão, e com fé em Deus, serei uma futura doutora em Letras”.

 

Fim do conteúdo da página