Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMA apresentam pesquisa em Portugal

Alunos do IFMA apresentam pesquisa em Portugal

Entre 14 e 16 de fevereiro, Francisco Pinheiro e Juliana Protácio participaram do CLBMCS 2018, na Universidade de Coimbra
  • publicado 02/03/2018 10h43
  • última modificação 02/03/2018 10h43

Pesquisa desenvolvida no Campus Santa Inês foi apresentada em congresso na Universidade de Coimbra

A construção de casas de taipa no Maranhão foi tema de pesquisa desenvolvida no Campus Santa Inês, que os alunos Francisco César Mendes Pinheiro e Juliana Protácio dos Santos, do curso superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, apresentaram no 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS 2018). O evento científico aconteceu entre os dias 14 e 16 de fevereiro (quarta a sexta-feira), na Universidade de Coimbra, em Portugal.

“Foi uma experiência única, nós não tínhamos noção do nível do Congresso”, disse Francisco César Pinheiro. O estudante relatou que, apenas na chegada ao local do evento, ele e a colega descobriram terem sido os únicos alunos de graduação selecionados para apresentar trabalhos. Os dois estudantes do Campus Santa Inês dividiram espaço na sessão de apresentação com professores doutores de universidades em Portugal (Minho e Lisboa) e na África (Angola e Moçambique), além de doutores e mestres da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo Francisco Pinheiro, o trabalho foi muito bem aceito e elogiado por todos na sessão, momento em que ele e Juliana Protácio puderam intercambiar conhecimentos e enriquecer ainda mais o próprio projeto com ideias. “Agora o meu foco é levar a pesquisa adiante, apresentando-a em congressos aqui no Brasil”, afirmou ele, manifestando gratidão por ter tido a oportunidade no IFMA. A pesquisa teve orientação da professora Michele Joyce Pereira dos Santos.

Para Juliana Protácio, o CLBMCS 2018 superou todas as expectativas, e foi uma experiência que oportunizou aos alunos maranhenses conhecerem inúmeras pesquisas nacionais e internacionais no mesmo eixo em que estão trabalhando. “Não posso deixar de citar a aceitação do público que assistiu à nossa explanação oral, recebemos inúmeros feedbacks e isso foi maravilhoso”, disse ela, afirmando ter voltado a Santa Inês com a certeza de que o projeto pode fazer diferença não só no município, mas além das fronteiras. Juliana Protácio destacou a recepção pela coordenação do evento e demais participantes, e avaliou o Congresso como “divisor de águas” na vida acadêmica de ambos os estudantes, por ter sido o primeiro de alcance internacional em que representaram o nome do Instituto. “Somos gratos por todo o apoio do Campus Santa Inês, que acredita na pesquisa para a formação de seus alunos”, concluiu Juliana Protácio.

Francisco Pinheiro e Juliana Protácio: orgulho de representarem o IFMA e o Brasil em evento internacional

Congresso

Tendo o objetivo de divulgar os avanços científicos e industriais no desenvolvimento e aplicação dos materiais de construção sustentável, o CLBMCS pretende reunir investigadores, indústria, estudantes, projetistas e todos aqueles que possam contribuir para um maior conhecimento e divulgação do tema. As edições anteriores ocorreram nas universidade do Minho (2014) e Federal da Paraíba (2016).