Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMA vão apresentar pesquisas em universidade na Europa

Alunos do IFMA vão apresentar pesquisas em universidade na Europa

Alunos do Campus Santa Inês vão apresentar trabalhos no 3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS), que se realizará na Universidade de Coimbra entre 14 e 16 de fevereiro.
  • publicado 07/02/2018 17h13
  • última modificação 07/02/2018 17h13

Os alunos Francisco César Mendes Pinheiro e Juliana Protacio dos Santos, do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês tiveram o trabalho de pesquisa intitulado “Construção de casas de taipa no estado do Maranhão, Brasil” selecionado para ser apresentado no  3º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS), que se realizará na Universidade de Coimbra entre 14 e 16 de fevereiro. O congresso faz parte de uma série de congressos que teve início em 2014 na Universidade do Minho, com a edição seguinte realizada na Universidade Federal da Paraíba, em 2016.

O objetivo do Congresso é divulgar os avanços científicos e industriais no desenvolvimento e aplicação dos materiais de construção sustentável. A redescoberta de materiais ancestrais e a adaptação dos mesmos à construção dos nossos dias, o desenvolvimento de materiais inovadores, a recuperação de subprodutos e a reciclagem são aspetos que merecem uma investigação aprofundada. Este congresso pretende reunir investigadores, indústria, estudantes, projetistas e todos aqueles que possam contribuir para um maior conhecimento e divulgação dos materiais de construção sustentáveis. Pretende-se que os participantes partilhem as suas experiências e os resultados da sua investigação e que levem consigo as reações, comentários e conselhos dos seus pares, como um contributo que possa influenciar de forma positiva o desenrolar dos seus projetos em curso e futuros.

Os alunos demonstraram muita animação com a ida ao congresso. “Será minha primeira viagem para fora do país. Quase não acreditei quando saiu o resultado da seleção do trabalho. Este congresso será de suma importância para relatar a técnica da construção tradicional das casa de taipa do nosso estado. Pretendo, também, absorver o máximo de conhecimento possível para aprimorar ainda mais nossa pesquisa e conhecer novas tecnologias, trazendo idéias para o nosso campus. Queria agradecer a professora e minha orientadora, Michele Joyce Pereira dos Santos, pela ajuda na elaboração do trabalho. Também agradeço à minha parceira de pesquisa, Juliana Protacio, ao professor Andersom Araújo Meireles, que me deu total apoio durante todo o processo e a todos os outros servidores do campus Santa Inês”, relata o aluno Francisco César.

“Esse congresso será um momento único para expor nosso projeto e intercambiarmos conhecimentos. É uma honra poder falar de um tema tão importante para o nosso cotidiano que é o de materiais renováveis. As casas de taipas feitas com o barro e o babaçu mostram o conhecimento do povo maranhense na pratica da construção ecológica. E vamos relatar justamente essa prática tão bem elaborada, por necessidade ou por questões de praticidade, que vem atraído os olhares do mundo da construção sustentável para o nosso estado. Me sinto lisonjeada em poder representar o Campus Santa no Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis”, relata Juliana Protacio.