Página Inicial > Notícias > Eventos acadêmicos marcam calendário do Campus

Eventos acadêmicos marcam calendário do Campus

Reunindo estudantes e profissionais, Simpósio de Física e Seminário do PIBID buscaram articular dimensões do ensino, pesquisa e extensão
  • publicado 23/01/2018 11h20
  • última modificação 23/01/2018 11h20

Eventos acadêmicos reuniram estudantes e profissionais para refletir sobre os desafios do ensino de Física

Divulgar a ciência e refletir sobre as práticas dos professores. Com esses principais objetivos, o campus do IFMA na cidade de Santa Inês promoveu a terceira edição de dois eventos acadêmicos: o Simpósio Regional de Ensino de Física (SIMREF) e o Seminário Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Realizadas entre os dias 28 e 30 de novembro, as iniciativas buscaram promover a relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Adotando o tema “Os desafios do Ensino de Física”, os eventos contaram com a participação de profissionais e estudantes que atuam com a disciplina no IFMA, nas universidades Estadual (UEMA) e Federal (UFMA) do Maranhão, bem como em instituições de ensino da rede pública na região do Vale do Pindaré, além de outros convidados. A programação incluiu palestras, minicursos, mesas-redondas, oficinas, apresentações de banners e observatório astronômico. Tiveram destaque as práticas experimentais ligadas ao tema no Campus Santa Inês, e as visitas ao Planetário em exposição na quadra. Em sessões de 15 minutos, durante todo o período do evento, os visitantes assistiram à demonstração da formação de todo o sistema solar.

Planetário montado no pátio do Campus Santa Inês demonstrou ao público a formação do sistema solar

Segundo os organizadores, o 3º SIMREF e o 3º Seminário do PIBID buscaram desenvolver competências e habilidades concernentes ao curso de Licenciatura em Física, e necessárias à prática do professor participante, reforçando a formação profissional e social dos acadêmicos, e difundindo valores e conhecimentos necessários ao desempenho de funções e prática cidadã. As atividades desenvolvidas durante os eventos constituíram um momento de discussão e de aplicação dos aspectos teóricos estudados em sala de aula, e ainda de promoção de interdisciplinaridade e apreciação de depoimentos dos mais variados profissionais da educação.

“A ciência se torna fascinante quando vista em sua forma prática, transcendendo os muros escolares”, disse Paulo Borges, professor de Física no Campus Santa Inês e coordenador do evento. Ele ressaltou o fato de a iniciativa ter tido como ponto central a divulgação científica, com vista a desmistificar a ciência física, que segundo o docente sofre um alto índice de rejeição por parte dos alunos das mais diversas instituições de ensino.

Joandson Bata dos Santos, aluno do 8º período de Licenciatura em Física no Campus, avaliou que a terceira edição do Simpósio e do Seminário trouxeram novas propostas de ensino, que refletem sobre a disciplina de Física e possibilitam aos alunos renovar a visão da carreira de professor. “Tendo em vista a troca de experiência com outros professores de outros campi e instituições que vieram somar neste grande evento para a área da Física, trazendo novas abordagens de ensino e pesquisa para novos pesquisadores e alunos do IFMA”, concluiu o estudante, que também apresentou palestra introdutória sobre o estudo de nanoestruturas bidimensionais.

Para a comunidade, os encontros temáticos já são considerados divisores de águas no ensino de Física desenvolvido na região, por contribuírem com a reflexão sobre os desafios referentes ao tema e possibilitarem aos participantes desfrutar de saberes agregados a essa disciplina, tão presente no cotidiano.

GALERIA DE IMAGENS

– 3º SIMREF | Campus Santa Inês –