Página Inicial > Notícias > Estudantes são premiados em Olimpíada de Química

Estudantes são premiados em Olimpíada de Química

Clistenys Eduardo e Ruan Victor receberam premiação em cerimônia realizada na UFMA.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 21/12/2017 12h26
  • última modificação 21/12/2017 12h29

No dia 04 de dezembro, foi realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Cidade Universitária Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís a Solenidade de premiação da IX Olimpíada Maranhense de Química. Na cerimônia, dois alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês receberam a premiação de Honra ao mérito: Clistenys Eduardo de Sousa (Edificações 2015) e Ruan Victor Pereira (Eletromecânica 2015), ambos do 3º ano. O campus teve participação de alunos do 1º, 2º e 3º anos dos cursos Eletroeletrônica, Eletromecânica e Edificações do 1º, 2º e 3º ano nas duas fases classificatórias da competição, que ocorreram em junho e setembro deste ano.

Durante a premiação, os estudantes do Ensino Médio foram contemplados com a entrega de medalhas e certificado. Os 126 melhores alunos receberam medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas, de acordo com sua nota de classificação em suas respectivas séries.

A olimpíada mostrou aos alunos que a química é uma disciplina fácil e de bom entendimento e que pode ser aprendida de várias formas. Para os alunos Clistenys e Ruan, foi uma experiência muito importante e que demonstra que o estudo e a dedicação podem levá-los a qualquer lugar e que os obstáculos podem ser vencidos quando você almeja e luta pelos seus objetivos. A aprendizagem adquirida nas fases da competição proporcionou mais conhecimentos na disciplina de Química, e isso deve motivar outros alunos a serem futuros medalhistas em olimpíadas do conhecimento.

A cerimônia contou com a presença dos professores Dr. Roberto Batista Lima (Coordenador Regional), prof. Dr. Adeílton Pereira Maciel (ABQ), prof.ª Dr.ª Gilza Maria Piedade Prazeres (Presidente da ABQ/MA) e a prof.ª Dr.ª Janieide Carla Castro Sousa (Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia – BiCT/UFMA). Os professores falaram sobre a importância da participação das escolas na Olimpíada e sobre o aumento do quantitativo de escolas participantes de outras cidades do Maranhão. O evento vem fortalecer e engrandecer os alunos em buscar conhecimento científico no ramo da química e incentivá-los a ser futuros pesquisadores.

Saiba mais

A Olimpíada Maranhense de Química é um evento que vem proporcionar aos alunos serem mais pensantes, críticos, autônomos e buscam ampliar seu crescimento acadêmico, atingindo conhecimentos muito além daqueles esperados em sala de aula, como resolução de problemas e saber trabalhar em equipe.