Página Inicial > Notícias > Campus promove reunião de pais e mestres

Campus promove reunião de pais e mestres

Momento serviu para estreitar laços e aproximar os pais da vida escolar dos estudantes.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 20/12/2017 14h21
  • última modificação 21/12/2017 10h34

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou no dia 06 de setembro a Reunião de pais e mestres, com o objetivo de integrar o Instituto com a família, na tentativa de caminhar juntos rumo ao desenvolvimento do educando, mostrando que família e escola são os principais pilares para a vida toda.

A manhã começou com uma acolhida facilitada pela coordenadora do CEOF, Nediane Cristina, propiciando um momento de reflexão entre os participantes. Em seguida, foi servido um café da manhã. A primeira atividade foi uma palestra sobre Ansiedade, tema que envolve os estudantes em diferentes fases da vida escolar. O tema foi apresentado pela psicóloga do campus, Kênia Almeida, que destacou os cuidados que os pais devem tomar como: observar o comportamento dos filhos, preocupar-se com a alimentação, sono e atividades físicas, para que o educando não desenvolva problemas mais sérios e prejudiciais, como a depressão.

Após a palestra, o chefe do DRCA, Janilson Silva, fez uma explanação sobre o sistema acadêmico e suas atualizações, mostrando como os pais podem fazer o acompanhamento das avaliações dos filhos. Logo após, a coordenadora da Assistência ao Educando, Djelma Bispo, aproveitou o momento para fazer a divulgação do Curso PROEJA em Administração, ofertando aos pais e àqueles que não tiveram oportunidades de estudos que se matriculem e aproveitem a oportunidade, bem como orientações sobre a Coordenação, como bolsas, auxílios e outras informações pertinentes aos alunos.

Abriu-se espaço para relato dos pais que fazem parte do Conselho de Classe. “As orientações aqui expostas servem para que nossos filhos possam desenvolver um comportamento adequado na sala de aula. Formamos um conselho forte para que nossos filhos possam sair prontos para o mercado de trabalho, partindo de uma instituição como esta, pois é difícil ver uma escola para ter cuidado com os alunos e seu desenvolvimento com a família, como é feito nesse Campus”, ressaltou o Sr. Inaldo Silva França, que é representante dos pais no Conselho de Classe, membro da CPA local e pai da aluna Márcia Letícia, estudante do curso em Edificações 2017.

A mãe do discente Pedro Henrique Carvalho, do Curso de Eletroeletrônica 2017, a senhora Vanda Samira, relatou: “ A escola precisa muito do apoio dos pais para ajudar os professores e a escola como um todo”. Ela destaca que essa parceria é fundamental para o bom rendimento do aluno.

Após os depoimentos dos pais, o diretor-geral do campus, Aristóteles de Almeida e o diretor de Desenvolvimento Educacional, Pessoa Junior, apresentaram a equipe de professores aos pais e suas respectivas disciplinas e turmas, para que tivessem um momento de tirar dúvidas, conversas e saber do desempenho dos seus filhos, bem como conhecer mais os professores. Nesse momento, os docentes também expuseram os resultados do ano letivo.

No encerramento, o diretor Aristóteles de Almeida agradeceu a participação expressiva e a colaboração dos pais na escola, pontuando que essa parceria para é importante para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e para a vida. Ao final, a senhora Antonia Liane Araujo, mãe do aluno João Vitor Silva (Eletromecânica 2017) relatou e agradeceu a oportunidade de participar do momento. “Família e escola precisam caminhar juntos, uma parceria durante todo o ano ou sempre que puder e precisar, para o crescimento do aluno”.

No turno vespertino, iniciou-se com momento cultural com os alunos tocando violão, cantando músicas, levando mães e servidoras às lagrimas. Logo após, teve-se o momento com a servidora Nediane (coord. CEOF) e um coffee break para os pais. E, seguida, foi retomada a programação ocorrida pela manhã, no intuito de que todos os pais pudessem ter as informações precisas a respeito de seus filhos na escola, ampliando horizontes do saber.