Página Inicial > Notícias > IFMA é homenageado pelos 10 anos de atuação em Santa Inês

IFMA é homenageado pelos 10 anos de atuação em Santa Inês

Homenagem foi realizada na Câmara Municipal na última quarta-feira (13).
  • Maycon Rangel
  • publicado 18/12/2017 14h05
  • última modificação 18/12/2017 14h05

Roberto Brandão e Aristóteles Lacerda discursam na tribuna da Câmara Municipal de Santa Inês

A Câmara Municipal de Santa Inês realizou no dia 13 de dezembro uma sessão solene em homenagem ao Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês por seus 10 anos de atuação no município. A cerimônia contou com a presença de representantes do Poder Público e da sociedade civil, estudantes e servidores do Instituto.

O reitor, Roberto Brandão, falou sobre o papel transformador que o IFMA tem exercido em Santa Inês e na região do Vale do Pindaré desde a implantação do campus. “Esse é um projeto que transforma vidas, que transforma realidades. Estamos oportunizando condições para que a sociedade possa se capacitar, se qualificar e se preparar para o mercado de trabalho. Por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da internacionalização, nosso propósito maior é elevar o projeto educacional e os indicadores sociais que temos no município e na região. Agradecemos a honrosa homenagem. Estamos fazendo esforços para que a nossa comunidade tenha a melhor qualidade no ensino”.

O diretor-geral do Campus Santa Inês, Aristóteles Lacerda, ressaltou a importância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica como um instrumento de democratização do conhecimento e transformação da realidade social. “O Instituto Federal é um patrimônio do Brasil. Essa iniciativa de expandir a educação para o interior, sobretudo a educação profissional, traz mudanças profundas na vida das pessoas. Nas palavras do poeta Fernando Pessoa, ‘Deus quer, o homem sonha, a obra nasce’. Só tenho a agradecer aos servidores docentes e técnicos administrativos pelo trabalho incansável e aos nossos alunos pelo compromisso com uma educação que transforma!”.

O vereador Breno Raposo, autor da proposição, falou sobre o legado do IFMA para o município de Santa Inês. “Estamos celebrando os 10 anos de um divisor de águas na educação de Santa Inês: o Instituto Federal do Maranhão. Nosso muito obrigado aos servidores e aos alunos por estarem construindo essa educação de qualidade, de padrões internacionais. Temos orgulho dessa instituição!”. Da mesma forma, a prefeita do município, Vianey Bringel, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo campus. “O IFMA tem esse chamamento da nossa juventude, porque lá o ensino é diferente, é inovador. Temos que lutar sempre pela educação, pois só a educação vai levar nosso país ao desenvolvimento. Parabéns a todos que fazem o IFMA”.

Na programação, houve a participação de alunos e egressos do Campus Santa Inês, que relataram as oportunidades e aprendizados construídos no Instituto. Foram eles: Ludmila Cruz, acadêmica do curso de bacharelado em Administração, relatando sua participação como voluntária no projeto “Instituto Cidadão”; Helayne Santos, aluna do curso técnico em Eletrotécnica, que participou do III Universo IFMA como integrante da equipe vencedora do Workshop Proext na modalidade banner; José Bonifácio Júnior, aluno do curso técnico em Edificações, que tem deficiência auditiva e falou sobre a educação inclusiva do IFMA; e Yulian Moraes, egresso do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, que foi o primeiro estudante a participar do programa Ciência sem Fronteiras e atualmente é servidor do Instituto.

A mesa diretiva da cerimônia foi composta também presidente da Câmara Municipal, Manoel dos Reis Macedo; pelos vereadores Francisco das Chagas Vieira e Raimundo Oliveira; pelo comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, Borba Lima; e pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Santa Inês, Karine Sarmento.

Cidadão de Santa Inês – Durante a cerimônia, o reitor Roberto Brandão recebeu das mãos do vereador Breno Raposo o título de cidadão de Santa Inês. O título marca o reconhecimento daqueles que contribuíram para o progresso do município nas áreas social, econômica, política, religiosa, esportiva ou cultural.

Reitor Roberto Brandão recebe do vereador Breno Raposo o título de cidadão de Santa Inês