Página Inicial > Notícias > Campus realiza festival de dança, música e literatura

Campus realiza festival de dança, música e literatura

Projeto interdisciplinar busca despertar o gosto pela leitura e ampliar o repertório cultural dos estudantes.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 11/12/2017 14h19
  • última modificação 11/12/2017 14h19

Vencedora do festival, turma de Eletroeletrônica 2015 apresentou o rock dos anos 60

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês realizou no dia 27 de novembro o 1º Festival de Dança, Música e Literatura: com arte se faz dança. O evento contagiou a todos os presentes com as performances apresentadas pelos estudantes do ensino técnico integrado. As turmas participantes foram: Logística 2015, Logística 2016, Logística 2017 B, Edificações 2015, Edificações 2016, Eletroeletrônica 2015, Eletromecânica 2015 e Eletromecânica 2016. Os alunos da turma de Eletroeletrônica 2017 fizeram a abertura do festival, dançando o ritmo Pop Music.

O festival de dança é um projeto interdisciplinar, idealizado pelas professoras Ilka Vanessa (Língua Portuguesa), Ana Karine Miranda (Educação Física) e Tayane Trajano (Artes/Música). O projeto tem como objetivo a união das três disciplinas, demonstrando o que elas têm em comum: a arte.

Segundo as professoras, organizadoras do evento, o festival ficou marcado na memória dos estudantes, pois eles tiveram a oportunidade de apresentar três formas de expressão da arte que consideram importantes para despertar o gosto pela leitura e, consequentemente, ampliar o repertório de conhecimento de mundo e da palavra – a música, a literatura e a dança; três manifestações artísticas infinitamente ricas em seus aspectos estruturais, temáticos e de movimento corporal. A música seduz pelo jogo de sons; a literatura, pelo jogo de palavras e pelas inúmeras possibilidades de se pensar o homem e a sociedade; a dança, por ter movimentos carregados de expressividade e simbolismo. Tendo como tema os gêneros literários, os alunos apresentaram oito ritmos de dança associados à literatura e à música. Os ritmos apresentados foram: samba, hip hop, funk, jazz, forró, valsa, rock anos 60 e reggae. As performances apresentadas empolgaram a plateia, composta por alunos, professores e servidores do Campus Santa Inês. As apresentações deram “trabalho” para a comissão julgadora do evento, resultando em uma competição acirrada.

Um dos pontos marcantes do festival foi a apresentação das professoras organizadoras do evento: todas estavam com figurino alusivo a um tipo de dança. Ao final das apresentações, todas as turmas receberam troféus – com destaque para a vencedora do festival: Eletroeletrônica 2015, que recebeu, além do troféu, medalhas, buquês e uma cesta de chocolates.