Página Inicial > Notícias > Praticantes de Jiu-jitsu são graduados em cerimônia

Praticantes de Jiu-jitsu são graduados em cerimônia

Atletas integram o projeto de extensão “Finalizando o sedentarismo”, coordenado pelo professor Fábio Dutra.
  • Maycon Rangel
  • publicado 06/12/2017 12h10
  • última modificação 06/12/2017 18h08

Nos dias 22 e 23 de novembro, 16 estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês participaram do 1º Seminário de Graduação do projeto “Finalizando o sedentarismo”. O projeto de extensão é coordenado pelo professor de Educação Física do campus, Fábio Dutra, e consiste no ensino das técnicas do Jiu-jitsu para todos os segmentos – alunos, técnicos administrativos e professores – como forma de promover a integração e combater o sedentarismo de maneira lúdica.

“O projeto já acontece há três anos e é aberto a todos que tiverem interesse em participar. As lutas ainda enfrentam um certo preconceito e a gente está procurando quebrar esse paradigma nas aulas de Educação Física, mostrando que luta não é briga. Desde que começaram a praticar o Jiu-jitsu, os laços de amizade entre os alunos aumentaram e também o senso de responsabilidade”, destaca o professor Fábio Dutra.

Durante a cerimônia, os alunos receberam novos graus. No Jiu-jitsu, a cada quatro graus o praticante muda de faixa. “Eu conheci o Jiu-jitsu graças ao projeto. Esse foi o primeiro esporte ao qual me dedico de verdade. Já estou praticando há uns sete meses e pretendo continuar praticando depois que o projeto finalizar”, declara o estudante Matheus Henrique de Oliveira, da turma de Eletroeletrônica 2016.

A cerimônia contou também com a participação do professor Handerson Martins, faixa preta de Jiu-jitsu e líder da Tata Fight Team (TFT) no Maranhão; da chefe do Departamento de Ensino, Ana Karine Miranda; da professora Liziana Leite; da secretária Rosalina Veras; da assistente social Djelma Vasconcelos; e de colegas e familiares dos graduandos.