Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Instituto Cidadão: 2.854 atendimentos em Bom Jardim

Instituto Cidadão: 2.854 atendimentos em Bom Jardim

Ação social promovida pelo IFMA ofereceu serviços como emissão gratuita de documentos e atendimento médico
  • Por Assessoria de Comunicação do IFMA, com informações do IFMA Campus Santa Inês / Fotos: Secom da Prefeitura de Bom Jardim
  • publicado 06/09/2017 16h25
  • última modificação 06/09/2017 17h49

O Instituto Cidadão prestou 2.854 atendimentos nas áreas de cidadania, educação e saúde em Bom Jardim. O evento foi promovido de 2 a 5 de setembro na cidade pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês. A ação social também será realizada pelo campus em Pindaré-Mirim, de 12 a 15 de setembro, e em Monção, de 19 a 22 de setembro.

Serviço de emissão de carteira de identidade foi um dos mais procurados durante a ação social.

Em Bom Jardim, as ações foram realizadas na sede da Prefeitura e em escolas municipais. Foram oferecidos atendimento médico, aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos para DSTs, atendimento odontológico, vacinação, atendimento psicológico, assessoria jurídica, palestras, oficinas e até um aulão do Enem. Com a parceria do Viva, foram emitidas gratuitamente 441 carteiras de identidade.

Esta foi a primeira vez que o IFMA Campus Santa Inês promoveu o Instituto Cidadão. “É uma iniciativa que busca aproximar o IFMA da comunidade. Agradecemos o apoio da Prefeitura, do Viva, dos outros parceiros e o esforço e dedicação dos servidores, alunos e colaboradores do Campus Santa Inês”, destacou o diretor-geral do campus, Aristóteles Lacerda.

Trabalho voluntário

Alunos e servidores do campus se voluntariaram para trabalhar na organização de filas, orientação ao público participante, controle de quantidade de atendimentos, divulgação do IFMA nas escolas municipais e suporte à equipe do Viva na emissão de documentos. Médicos, enfermeiros, psicóloga e professores de Direito e Educação Física do campus conduziram atendimentos de saúde e jurídico, além das dinâmicas de interação e jogos com alunos das escolas do município.

Público participou de palestras durante o Instituto Cidadão em Bom Jardim.

Os alunos de Eletromecânica e Eletroeletrônica do IFMA apresentaram, para os estudantes da rede municipal, o trabalho com o qual participaram da Olimpíada de Robótica. Alunos do IFMA participantes da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia também falaram de sua experiência. Acadêmicos de Enfermagem do Campus Santa Inês da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) também participaram da ação como voluntários.

Parcerias

Além de ter cedido os locais em que foram efetuadas das ações, a Prefeitura de Bom Jardim enviou profissionais de saúde e materiais para a realização dos testes rápidos e vacinação. Também colaboraram para o projeto a 9ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), com palestra sobre segurança no trânsito, apresentada pelo diretor do órgão, Iramy Garcia; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com palestra sobre emprego e empregabilidade, pelo professor Fábio Augusto Almeida; e a Promotoria de Justiça de Bom Jardim, com palestra sobre Ética, pelo promotor Fábio Oliveira.

ATENDIMENTOS

Teste de glicemia e aferição de pressão – 81