Página Inicial > Notícias > IFMA realiza colação de grau de três cursos no Campus Santa Inês

IFMA realiza colação de grau de três cursos no Campus Santa Inês

A formatura foi dos cursos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Física e Tecnologia em Construção de Edifícios.
  • Jorge Martins
  • publicado 20/04/2017 16h07
  • última modificação 20/04/2017 16h07

Uma nova etapa na vida de 24 alunos de graduação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês teve início na última quarta-feira (19). A data foi marcada pela realização da cerimônia de colação de grau dos concluintes dos cursos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Física (Parfor e regular) e Tecnologia em Construção de Edifícios. A solenidade foi prestigiada por servidores do campus, familiares e amigos dos formandos.

Entre os concluintes, havia muita gente que deixou a cidade natal para estudar no Campus Santa Inês. Miguel Filho, por exemplo, saiu de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, para cursar Construção de Edifícios no IFMA e, apesar dos obstáculos, diz que a sensação é de dever cumprido. “Foi muito difícil ficar longe dos meus filhos. Mas o lado bom é que eu fiz novos amigos e eu me identifico muito com o curso. E agora já planejo uma especialização, um mestrado e talvez até um doutorado”, comenta o tecnólogo.

Já Letícia Brandão, bacharela em Administração, teve que viajar todos os dias da cidade de Zé Doca/MA até o Campus Santa Inês para assistir às aulas e participar das atividades do curso. “Não foi fácil, mas a experiência vai deixar saudade. A turma era ótima e os amigos ainda permanecem. Agora eu vou buscar um emprego de nível superior”, destaca.

Um dos formandos da licenciatura em Física era Jorge Silva, que mora no município de Pio XII, onde já tem trabalhado como professor. “Antes de o IFMA ter trazido para a região o curso de Física, boa parte dos docentes que davam aula dessa disciplina na educação básica não eram da área. Mas agora temos profissionais especializados para ocupar esses cargos”, pontua.

O diretor-geral do campus, professor Aristóteles Lacerda, parabenizou os concluintes e destacou a importância do momento para o IFMA em Santa Inês. “Quando nós olhamos para os formandos, observamos que valeu a pena compartilhar a experiência da construção do conhecimento”, afirmou. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA, professor Carlos César Teixeira, presidiu a solenidade representando o reitor Roberto Brandão. Após outorgar o grau a todos os formandos, o pró-reitor evidenciou o valor da formação dada no Instituto. “Cerimônias como esta nos ajudam a recarregar as energias, confirmando que estamos cumprindo a nossa missão de entregar à sociedade brasileira profissionais capacitados, que podem fazer a diferença”, disse.

Além do pró-reitor e do diretor-geral do campus, também fizeram parte da mesa de honra o diretor de Desenvolvimento Educacional, professor Francisco de Paiva Júnior; a chefe do Departamento de Ensino, professora Ana Karine Miranda; e os coordenadores dos cursos de Administração, Física e Construção de Edifícios – respectivamente os professores Cláudio Figueiredo, Kléber da Silva e Jefferson Rocha.

Veja mais fotos aqui.